6 de outubro de 2011

DOENÇAS PARASITÁRIAS HUMANAS: CONHECER PARA CUIDAR/PREVENIR, AJUDANDO NOSSA COMUNIDADE.


  Chagas ainda é a doença parasitária que mais mata                                                      
Autores:
Amanda Suelen do Nascimento ¹
Suyanne Martins da Silva¹
Wendell Rocha Costa²
José Denisgley Gomes²
1 Alunas da E.E.M. Murilo Braga
2 Professores da E.E.M. Murilo Braga
INTRODUÇÃO:
A região nordeste, como toda região pobre, não conta com uma infra estrutura adequada de esgoto, bem como água potável, necessidades básicas para a sobrevivência do ser humano. Nessa relação homem/ambiente, surgem as doenças parasitárias humanas e patologias causadas por bactérias, doenças típicas de nossa comunidade. Um dos principais desafios para superar ou minimizar essa situação, é ter o conhecimento sobre essas doenças, pois a partir desse conhecimento poderemos nos prevenir e cuidar de nossa comunidade.
METODOLOGIA:
No desenvolvimento desse trabalho, que vale ressaltar que vem sendo feito desde o ano de 2010, utilizamos vários passos para chegarmos ao nosso objetivo. O primeiro deles foi repassar os conhecimentos teóricos para os alunos, esses mesmos serviram como disseminadores perante a nossa comunidade, a partir desse conhecimento passamos a fazer levantamentos junto a secretaria de saúde de nosso município a fim de buscarmos informações, para criarmos um cronograma de visitas junto aos agentes de saúde nos bairros mais afetados, bem como visitas a zona rural. Criamos um comparativo e acima de tudo conscientizar a nossa comunidade da importância o papel da sociedade na prevenção dessa patologias.
RESULTADOS:
Ao final dessa etapa do projeto ficou constatado que em nosso município, infelizmente ainda existe uma grande variedade de doenças parasitárias e que grande parte da população não procura ajuda médica pois não sabe pelo menos que está doente. Observamos ainda que entre o ano de 2010 e 2011 houve uma melhora gradativa no que diz respeito ao conhecimento sobre essas doenças e isso ficou claro com a diminuição no número de casos constatados de algumas doenças, mais vale ressaltar que há ainda muito a ser feito e que a participação da escola é fundamental para o sucesso do projeto.
CONSIDERAÇÕES FINAS:
As doenças parasitárias humanas infelizmente afetam na grande maioria a classe mais pobre, classe essa que não possui o básico no que diz respeito a saúde. O projeto doenças parasitárias humanas, veio com o objetivo de levar até essas pessoas menos favorecidas o conhecimento básico de prevenção a respeito dessas doenças, conhecimentos esses que com certeza ajudarão e muito a salvar vidas.
PALAVRAS- CHAVES : doenças, prevenção, conhecimento, disseminadores.
E-mail para contato: wendellrocha.rocha@bol.com.br


Nenhum comentário: