8 de novembro de 2010

Reciclando papel! Projeto Tecnokits

Alunos(as) Monitores na Sala de Mutimeios
Sábado dia 06 de novembro, os alunos(as) do Ensino Médio e Fundamental(anexo) estiveram na sala de multimeios e laboratório de ciências para participarem da formação sobre reciclagem de papel. Os mesmos observaram um vídeo expositivos de utilização da aparelhagem do Kit que é responsável pela reciclagem do papel, fornecido pelo Projeto Tecnokits que se encontra no laboratório Itinerante do Meio Ambiente - LIMA. Os alunos também receberam informações sobre as funções dos Alunos Monitores na qual foram escolhidos para esta função e da responsabilidade de cada um em prol da responsabilidade na educação ambiental na escola. Todos ficaram entusiasmados com a reciclagem, já que nenhum tinha visto de como era feito este método.
Os alunos monitores resceberam neste momento inicial da exploração técnica mais detalhada e profunda do funcionamento do Kit Tecnológico Tecnokits, sendo esclarecidos, mesmo que na forma sintética, a essência e abrangência  das razões que motivaram o desenvolvimento do projeto.

Alunos assistendo vídeo demonstrativos do Projeto
Nesta primeira experiência com a maquína os alunos já estão pensando em moldurar suas folhas, fazendo envelopes, cartões e demais utensílios, já que viram os moldes que o projeto desenvolve, além de verem as diversas folhas que podem ser recicladas como: Papel de impressão, papel de caderno, papelão pardo grosso, papel kraft, papel colorido, papel filtro de café, papel de revista e jornais. Todos ficaram satisfeitos com seus trabalhos e se empenharam o máximo.
O Segundo passo será a reciclagem de óleo utilizados nas frituras, para serem utilizados no processo de transformação de sabão, cuja a escola futuramente estará confeccionando seu próprio sabão em barra e outras ideias que os próprios alunos estão bolando fazer.
Alunos no Laboratório de Ciencias
Assistindo alguns métodos utilizados na reciclagem de papel
Todos os alunos ficaram determinados por turnos, os seus horários de trabalho e pesquisa, pois teram a responsabilidade de produzir e confeccionar seus trabalhos, bem como auxiliar o professor-coordenador do LIMA, para que possam demonstrar as demais turmas e selecionar mais equipes para promover em parcerias essas atividades.







Preparação da Polpa

Demonstração da utilização do equipamento Tecnokits


Os alunos foram divididos em grupos para agilizar mais os trabalhos, cada equipe se dividiu em pares e formaram suas novas folhas, em seguida cada um utilizou em companhia do Coordenador a utilização dos equipamentos e da importância de preservação dos mesmos, pois são equipamentos frágeis e pequenas quantidades. Todos foram orientados da importância de preservar o equipamento e de manuseio correto nas suas atividades.



As amostras de papeis que os alunos reciclaram estão sendo divulgados por eles mesmo, já que se tornou novidade para todos, a impolgação dos mesmos contagiou mais alunos que querem participar, e por isso nesta segunda feira, estamos reunidos para formar um calendário, onde esses alunos serão capacitados pelos alunos monitores.
Amostragem do papel reciclado pelos alunos(coloração azul)





Papéis sendo secados no varal

As alunos observando na tela a separação do papel e reutilização da água

Aluno Marlon se destacando na sua produção de papel

Alunas discutindo a importância de reciclar

Alunos utilizando a Calandragem na produção do papel


Nenhum comentário: