21 de junho de 2013

Desbloqueio dos Tablets - Professores

Senhores professores, quem já estiver com suas contas do gmail cadastradas pelo Eudmar, acessar o endereço para desbloqueio do Tablet no FNDE (http://www.fnde.gov.br/tableteducacional/inicio) e, aqueles que ainda estão com problemas no cadastro, preencher seus dados e enviar para o Eudmar no endereço do google docs (https://docs.google.com/forms/d/1oOe4GhrIpg34xijYXovBUXZAJVJfOox-jMiajAvbJcE/viewform?pli=1). Qualquer dúvida, procurar orientação no LEI da escola Murilo Braga.

Professores da Escola Murilo Braga Utilizam o Laboratório Escolar de Ciências (LEC) como ferramenta pedagógica.

        O ensino teórico é administrado de forma que o aluno compreenda inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido (QUEIROZ, 2004). As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Ciência se constrói e se desenvolve, ele presencia a reação ao “vivo e a cores”. Os professores de Química e Biologia da Escola de Ensino Médio Murilo Braga, realizaram durante o segundo período do ano letivo de 2013, diversas aulas práticas envolvendo experimentos químicos e práticas biológicas no Laboratório Escolar de Ciências (LEC).
Autor: Pedro Paulo Ferro Júnior


Edital 02/2013 - Tutoria Entre Jovens





 4ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
ESCOLA: E. E. M. MURILO BRAGA
Edital 002/2013

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA TUTORIA
Tema: Entre Jovens Sistema de Tutoria.

I. Justificativa:
A Escola de Ensino Médio Murilo Braga por meio do Grupo Gestor do Jovem de Futuro torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de graduandos nas licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática, para desenvolver aulas de tutoria junto ao grupo de alunos, com a finalidade de motivar, incentivar e orientá-los de acordo com as atividades propostas na apostila de estudo (Guias do Professor-Tutor e do Aluno). A contratação está amparada, pela Lei 15.190 de 19 de Julho de 2012 em seu § 1º do artigo 3º que criou o programa de bolsas de tutoria da rede estadual de ensino, visando a Implantação do Sistema de Tutoria na escola, para desenvolver competências e habilidades dos alunos abaixo da média, contribuindo para que os estudantes do Ensino Médio melhorem seu desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, e, por conseguinte, também apresentem melhorias na apreensão nas outras disciplinas.

II. Número de Tutores:
3 tutores (1 para a disciplina de Língua Portuguesa e 2 para Matemática).

III. Público-alvo:
Graduandos nas licenciaturas em Língua Portuguesa e Matemática,

IV. Duração:
Por um período de três meses.

V. Carga horária:
Por um período de 12 horas semanais, no contra turno, contabilizando 48 horas mensais.

VI. Perfil desejado dos participantes:
Jovens licenciandos em Língua Portuguesa e Matemática, que sejam capazes de estimular o interesse e participação, favorecendo a cooperação e interação entre o grupo de alunos com disponibilidade para atuarem como tutores.

VII. Direitos do Tutor:
Receber formação inicial para o desenvolvimento de suas atividades serem capacitados ao longo de todo o processo por seu professor-orientador, receber uma bolsa-auxílio no valor de 300,00 (trezentos reais) por mês.

VIII. Deveres do Tutor:
Ter conhecimento das responsabilidades específicas da tutoria, participar das reuniões de planejamento das atividades propostas pelo orientador, montar roteiro de tarefas a serem resolvidas, coordenar os alunos, registrar fatos positivos ou negativos do grupo, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, entregar relatórios ao orientador nas datas estabelecidas.

IX. Da Seleção:
A seleção dos licenciandos será mediante a realização de uma entrevista realizada pelos professores coordenadores e grupo gestor do JF na escola, bem como análise do curriculum vitae , de acordo com a disciplina escolhida pelo candidato.

X. Período de inscrições:
Dos dias 24 a 26 de junho de 2013 das 08:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00 horas, na coordenação da escola. No ato da inscrição o candidato deverá entregar seu currículo e ficha de inscrição (Anexo I).

XI. Seleção:
Entrevista dia 27 de junho de 2013.

XII. Resultados:
Resultado final: dia 28 de junho de 2013, que será divulgado através do blog da escola e comunicação feita por e-mail e telefone.

XIII. Início das atividades:
Dia 05 de agosto de 2013.

XIV. Disciplinas e professores orientadores:

DISCIPLINA                         ORIENTADOR                              VAGAS
Matemática                         Pedro Paulo Ferro Júnior                     2
Língua Portuguesa              Herlene Souza de Miranda                  1

Martinópole-CE, 21 de junho 2013


ANEXO I

Ficha de Inscrições

Nome do Candidato:____________________________________________________________

Email:_________________________________________ Telefone:______________________

Disciplina pretendida: __________________________________________________________

Assinatura do responsável pela inscrição: ___________________________________________

Edital 01/2013 - Monitoria Jovem de Futuro



4ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação
ESCOLA: E. E. M. MURILO BRAGA
Edital 01/2013

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS PARA MONITORIA
Tema: Aprendizagem Colaborativa através do Sistema de Monitoria.


I. Justificativa:
A Escola de Ensino Médio MURILO BRAGA por meio do Grupo Gestor do Jovem de Futuro torna pública a abertura de processo seletivo para contratação de alunos monitores para: Língua Portuguesa, Matemática, Dança, Teatro, Música e Esporte. A contratação está amparada, pela Lei 15.190 de 19 de Julho de 2012 em seu § 1º do artigo 3º que criou o programa de bolsas de monitoria da rede estadual de ensino, para desenvolver competências e habilidades dos alunos abaixo da média, potencializando o protagonismo juvenil, no âmbito do Jovem de Futuro, e promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa na escola, estimulando a cultura dos estudos fora da sala de aula, potencializando o desempenho escolar e os índices de frequência dos participantes, como impacto na redução do abandono, da evasão e na melhoria no desempenho nas avaliações internas e externas.

II. Número de Monitores:
20 monitores (05 para a disciplina de Língua Portuguesa , 05 para Matemática, 02 para Dança, 02 para Teatro, 03 para Música e 03 para Esporte).

III. Público-alvo:
Alunos dos 1º, 2º e 3º anos dos turnos manhã, tarde e noite.

IV. Duração:
Por um período de três meses, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

V. Carga horária:
No máximo 08 horas semanais, no contra turno, contabilizando 32 horas mensais.

VI. Perfil desejado dos participantes:
Alunos que mantenham bom relacionamento com o grupo, tenham uma frequência acima de 75%, ter interesse e disponibilidade para participar. Para alunos que pretendem pleitear a vaga de Monitor de Língua Portuguesa e Matemática, além dos itens já citados acima, devem estar com médias acima de 7,0 (sete) na avaliação diagnóstica (SPAEMBRA) respectivamente. Para os monitores de dança, teatro, música e esporte faz-se necessário ter afinidade com essas respectivas modalidades.

VII. Direitos do monitor:
Receber formação inicial para o desenvolvimento de suas atividades, serem capacitados ao longo de todo o processo por seu professor-orientador, receber uma bolsa-auxílio no valor de $100,00 (cem reais) por mês.

VIII. Deveres do monitor:
Ter conhecimento das responsabilidades específicas da monitoria, participar das reuniões de planejamento das atividades propostas pelo orientador, montar roteiro de tarefas a serem resolvidas, coordenar os monitorados, registrar fatos positivos ou negativos do grupo, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, entregar relatórios ao orientador nas datas estabelecidas.

IX. Da Seleção e da Classificação:
A seleção dos alunos será mediante a realização de análise da frequência e dos crítérios estabelecidos no item VI , onde serão selecionados por ordem de classificação e de acordo com o nº de vagas contidas no item II deste edital.

X. Período de inscrições:
Dos dias 24 a 26 de junho de 2013, na coordenação da escola.

XI. Seleção:
Entrevista dia 27 de junho de 2013.

XII. Resultados:
Resultado final: dia 28 de junho de 2013.

XIII. Início das atividades:
Dia 05 de agosto de de 2013.

XIV. Monitoria e professores orientadores:

MONITORIA             PROFESSOR ORIENTADOR
Matemática                  Pedro Paulo Ferro Júnior
Língua Portugesa         Herlene Sousa de Miranda
Dança                           Herlene Sousa de Miranda
Teatro                           Luzia Gomes Frota de Sousa
Música                          José Denisgley Gomes
Esporte                         Fábio Vasconcelos Félix

Martinópole-CE, 21 de junho 2013.


ANEXO I
Ficha de Inscrição

Nome:_________________________________________ Turma: _____ Turno:__________

Endereço:__________________________________________________________________

Telefone para contato_______________________

E-mail_____________________________________________________________________

Tipo de monitoria pretendida:__________________________________________________

Professor orientador: _________________________________________________________

Assinatura do responsável pela inscrição: _________________________________________


20 de junho de 2013

Alunos da rede Estadual farão 1º Simulado Seduc Enem 2013

          No período de 19 a 30 de junho, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede estadual participam do 1º Simulado OnLine Seduc Enem 2013. Será a oportunidade para testar conhecimentos e identificar quais disciplinas precisam de reforço. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Secretaria da Educação (Seduc) e Geekie, empresa de tecnologia aplicada à educação. A ação faz parte do Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem. Para que os estudantes tenham acesso às provas, os laboratórios das escolas estaduais ficarão abertos e terão um profissional para apoiar os trabalhos. 
          O Simulado seguirá o modelo oficial. Nesse primeiro momento, haverá provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (Caderno 1) e Linguagem e Códigos (Inglês/Espanhol) e Matemática. O acesso será através do link: preteste.geekieteste.com.br/seduc-ce

13 de junho de 2013

Dicas de Redação para o Enem 2013

Parte essencial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação costuma ser temida pelos candidatos que entendem que a boa avaliação de seus textos pode fazer a diferença na hora de conquistar uma das disputadas vagas no ensino superior. Para superar o famoso "medo da folha em branco", a combinação de treino contínuo e muita leitura é fundamental para, no dia da prova, executar a tarefa com confiança e tranquilidade.

Veja toda a informação no endereço abaixo:
http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/enem-2013-professores-apontam-temas-para-a-redacao

Calendário Letivo 2013


12 de junho de 2013

Gorete Fontinele é reeleita Diretora da EEM Murilo Braga

       Segunda-feira, dia 10 de junho de 2013, a EEM Murilo Braga teve um momento democrático em que toda a comunidade escolar e pais exerceram seu direito e dever na escolha da Direção da Escola Murilo Braga pelos próximos quatro anos.
       Maria Gorete Fontinele (Goretinha, como é conhecida), estava como candidata única, mas, diferentemente de como algumas pessoas poderiam pensar que seria muito fácil, foi um período de extremo trabalho e dedicação. Após as várias fazes de um processo seletivo (cursos e mais cursos com suas respectivas avaliações), foi finalizado com sucesso na segunda-feira. Goretinha teve índice de aprovação de 98,46%, sendo que o minimo necessário seria de 60% de participação e 50% mais um voto.
       Parabéns Gorete, que você continue firme à frente de nossa Escola e colocando-a entre as melhores do nosso Estado.
       Parabéns, a todos pela participação e seriedade nesse processo tão importante.