Título:
Arte e vida:
Romantismo/Realismo - Leitura e compreensão por
uma educação de
qualidade
Autores:
Ana
Karine Justino da Costa¹
Márcia
Valéria Fontele Rocha¹
Maria
Edileusa Barros de Oliveira²
Maria
Pereira Silva²
1
Alunas da E.E.M. Murilo Braga
2
Professoras da E.E.M. Murilo Braga
INTRODUÇÃO:
Sabemos que o hábito da leitura é
de fundamental importância na vida do estudante, pois através
deste, o homem pode tomar consciência das suas necessidades (auto
educar-se) promovendo a sua transformação e a do mundo. Pode,
então, praticar o exercício da liberdade. Partindo desse princípio
determina-se por fim, a escolha de uma classe literária para estudo
e pesquisa (período, conceitos, causas e consequências, autores e
obras) em toda a escola Murilo Braga no sentido de instigar o hábito
e o gosto pela leitura em todos, ou boa parte do alunato, objetivando
também a aprendizagem de modo geral.
METODOLOGIA:
O projeto contempla todos os alunos
da Escola de E. M. Murilo Braga, sendo este desenvolvido em várias
etapas como leitura de diversos livros de autores de diferentes
períodos literários concernentes aos 1°, 2° e 3° anos para
posterior apresentação bem como aula ministrada e teatro, em
caráter competitivo.
Seleção do período literário
acompanhado de seus autores e obras, estudo minucioso dos mesmos para
exposição de aula prática e apresentação de uma peça teatral
referente a uma das obras lidas. Tendo comtemplado o Romantismo e
Realismo, o 2° ano A (melhor apresentação) divide-se em equipes,
onde cada uma responsabiliza-se por parte do trabalho. Atendo-se aos
autores Machado de Assis com a obra Dom Casmurro e Raul Pompéia com
O Ateneu, a turma apresenta seu trabalho.
RESULTADOS:
Os
objetivos traçados foram alcançados, na íntegra, pois toda a
escola se envolveu com entusiasmo, pesquisou, apresentou e,
principalmente, obteve novos conhecimentos a ponto de fomentar em si
a leitura de outras obras com outros autores. O projeto também teve
o poder de aproximar colegas de escola promovendo o bom
relacionamento escolar e social.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS:
Sensação de missão cumprida. A
pretensão era proporcionar aos alunos oportunidades de crescimento e
enriquecimento cultural, social e intelectual através de leitura.
Ler, escrever, refletir e socializar esses conhecimentos são formas
de enxergar a sua própria realidade e a realidade do outro
contribuindo para a formação pessoal e profissional de cada
indivíduo.
Palavras-chave: período
literário, leitura, obras, formação, pesquisa.
E-mail para contato:
edileusabarros@hotmail.com
FOTOS DA AULA E DO TEATRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário