Homenagem a Martinópole
São tantas coisas, tantos conhecimentos, tantos fatos pitorescos, tantas lembranças amargas, outras maravilhosas, assim se fez uma história de amor e ódio; como muitos lugares, Martinópole também tem das suas - a sua história padece, compadece, marca, transtorna e transforma. É fértil, imaginativa, criadora nas mentes de seus filhos; alguns gratos, outros ingratos, mas como toda mãe vive perdoando quem dela esquece, emudece e quantas vezes até desmerece, mas aqui está a cinquentona - alegre, sempre aberta a mais um outro pra dela viver, sofrer, se alegrar, ser feliz. Oh Terrinha maravilhosa!!! Sua água bebeu, ficou; os umbigos de muitos de seus filhos, diz a lenda dos mais velhos, enterrados, jamais deixarão de se lembrar de suas origens.
Oh, Martinópole querida, amada ou não dos mangueirais como diz teu hino, de tantas que já se foram, aqueles que aqui chegaram em décadas passadas, séculos, diríamos ainda desabitado, os valorosos migrantes que aqui chegaram para fazer a nossa História!
Neste 26 de Março de 2010, Martinópole, toda a nossa atenção, toda a nossa homenagem! Dedicamos a essa menina moça nos seus cinquenta anos de emancipação, conseguindo por alguns sonhadores filhos adotivos, por essa Terra, liderados pelo suíço - Padre Emílio Serafim, ícone de nossa história, filho amado que amou essa cidade mais que sua Pátria, como tem escrito em sua lápide, dedicada pelo afilhado - Antônio Moreira.
Angica em sua origem, atual Martinópole, humilde, carente, voluntariosa, guerreira e forte como seu povo, como tantas marcadas pelos contrates, abrigo de uma sociedade como seus país, de desigualdades, com as mais diferentes raças e credos convivendo com amor e ódio, mas sempre altaneira, compreendendo e abrigando a todos, abafando surdamente suas lágrimas, palpitando de alegria com os momentos felizes de seus filhos.
Abençoada, sejas TU, por tua Padroeira - Nossa Senhora da Conceição!
Nós te amamos!
Parabéns, Martinópole!
Autor - Prof. Manoel Antonio de Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário