30 de abril de 2011

Dia do Trabalhador

Parabéns a todos(as) os trabalhadores, hoje é um dia muito especial, pois é relacionado ao dia do trabalhador, que em todos os dias da semana esta na luta para dar o sustento de sua família e a Escola Murilo Braga não poderia ficar de fora desta data tão especial, pois seus funcionários são de grande importância para o crescimento e reconhecimento desta Instituição de Ensino, pois eles fazem a diferença na contribuição ao aprendizado de seus filhos martinopolenses. Parabéns a todos, que tenham muitas felicidades e que cada vez mais contribuam para o fortalecimento do ambiente de trabalho de todos, pois quem gosta de seu ambiente de trabalho o têm como a sua segunda casa, e faz com que zelem pelo patrimônio público. São os votos de carinho e homenagem sincera da Escola Murilo Braga, que recebe cada um de vocês como filhos. Veja um pouco do surgimento do dia do trabalho e por qual motivo.http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Trabalhador

Aniversário de Criação da Escola Murilo Braga

Parabéns a Escola de Ensino Médio Murilo Braga que nesta data, faz 55 anos de criação, o início se deu com a sua inauguração em 30 de abril de 1955 e até o ano de 1975 funcionou com a denominação de Escolas Reunidas Murilo Braga, em homenagem ao Sr. Murilo Braga de Carvalho nascido em Luzilândia – PI um grande político da época que juntamente Padre Emílio Serafim outro ser fantástico da época, construíram hoje então conhecida Escola de Ensino Médio Murilo Braga, que a partir de 1975 foi ratificada a criação através do Decreto número 11.493 de 17 de outubro do mesmo ano do Governo do Estado do Ceará com a transformação em Escola de 1º (primeiro) Grau Murilo Braga.
Esta Escola foi construída num terreno medindo 66 metros de largura por 142 metros de comprimento, uma construção para aquela época fenomenal de tão grande porte, já que esta instituição de ensino é mais velha que a Cidade de Martinópole que completou 54 anos de emancipação política este ano. O terreno foi doado pela Diocese de Sobral representado pelo seu procurador o Sr. Padre Emílio Serafim, Vigário de Martinópole, conforme escritura pública registrada em Cartório da Comarca de Granja.
A construção desta escola se efetivou graças ao sonho de um ilustre Pároco da época, Padre Emílio Serafim que tinha a ideia de construir uma escola com a finalidade de agregar todas as escolas isoladas que havia aquela época, e para concretização de seu sonho viajou, no início do ano de 1952, ao Rio de Janeiro em busca de ajuda ao INEP – Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais que tinha como Diretor o Sr. Murilo Braga de Carvalho que se sensibilizou com a exposição de motivos de Pe. Emílio e que prontamente o atendeu com uma verba destinada a construção da referida escola.
Sua Estrutura Física em 1955 era: 05 salas de aulas e 11 dependências como descrita abaixo:
01 Secretaria; 01 Mini-biblioteca; 01 Sala com 10 potes de barro(bebedouro); 01 almoxarifado; 01 sala de visita; 01 sala dormitório;01 cozinha; 01 banheiro social; 01 banheiro para os professores; 02 banheiros para os alunos; 01 caixa D'Água; 01 Cacimbão; 01 Cisterna; 01 Galpão para atividades diversas;
Seus níveis de ensino na época foram: Educação Infantil nos anos de 1955 até 1985; Educação Fundamental I (1ª a 4ª) anos de 1955 até 1998; Educação Fundamental II (5ª a 8ª) anos de 1985 até 1999; Ensino Médio ano de 1998; Educação Especial não existia e Educação de Jovens e Adultos no ano de 2001.
Muitos foram os gestores que aqui contribuíram para o crescimento desta escola e que participaram da educação de muitos cidadão martinopolenses que aqui passaram e estudaram com tanta alegria, pois esta escola muitas lembranças existem até hoje com histórias contadas pelos nossos pais e até mesmo avôs. Veja a sequência de gestores que aqui participaram:
1955 a 1961 – Diretora Francy Félix Camilo;
1962 a 1969 – Diretora Maria da Conceição Albuquerque Pereira;
1970 a 1981 – Diretora Miriam Pessoa Vasconcelos Félix;
1982 a 1988 – Diretora Maria de Fátima Vasconcelos Félix Cunha;
1989 a 1995 – Diretor Joaquim Juscelino Linhares Cunha;
1996 a 1999 – Diretor Wellington Pessoa Vasconcelos;
2000 a 2001 – Diretora Maria Cledimirte Araújo;
2002 a 2004 – Diretora Rosa Maria Vasconcelos Félix;
2005 a 2007 – Diretor Raul Vaz da Silva Neto;
2007 a 2008 – Diretora Silvana Modesto de Oliveira;
2009 a 2010 – Diretor Aderaldo Ferreira da Rocha;
2011 – Sra. Dra. Maria Gorete Fontenele.
No período de 2000 foi implantado o regime de Co-Gestão Estado/Município e foi construído uma nova biblioteca, uma secretaria e reforma do galpão transformando-o em um auditório na qual hoje é a sala de Informática, a escola também conta com um laboratório de ciências e suas tecnologias, um novo banheiro em fase de acabamento, uma nova sala para os professores e uma nova cozinha, bem como uma nova caixa d´água construída nestes últimos dois anos, com o fim da Co-Gestão entre Município e Estado, ficando a cargo e responsabilidade do Governo Estadual, sendo representado pela 4ª CREDE/Camocim que fiscaliza e colabora com o grande funcionamento desta Instituição de Ensino.
Hoje nossa Escola conta com excelentes profissionais da educação, com responsabilidade e preocupação com o aprendizado de nossos alunos, situada na Rua 7 de Setembro, nº 902 – centro – CEP.: 62450-000, Martinópole/CE., está de portas abertas a todas as pessoas que queiram nos visitar e contribuir para uma educação de qualidade.
Vejam algumas fotos da escola hoje:

Nassos alunos em sala de aula


Organização das salas de aulas e carteiras mais confortáveis

Nosso jardim - na lateral das salas de aulas

Nossa cantina e cozinha mais ampliada e adequada aos padrões escolares

Nossa sala de informática - grande espaço físico com capacidade de recebimento de todas as turmas.


Nosso acervo bibliográfico e espaço de leitura agradável a todos.


 
 

Corredor de acesso as salas de aulas e biblioteca - LEC.

Nosso laboratório de Ciências e suas Tecnologias.

Sala dos Professores.

Os novos banheiros para os alunos(as) em fase de acabamento.
Novos banheiros para os professores.

Nova caixa d´água e sisterna.

20 de abril de 2011

Calendário de Reuniões com Alunos e Pais - 2011

Turno - Manhã
Dia 25 de Abril - 1º Ano A ( Segunda-feira)
Dia 26 de Abril - 2º Ano C ( Terça-feira)
Dia 27 de Abril - 1º Ano C (Quarta-feira)
Dia 28 de Abril - 1º Ano B (Quinta-feira)
Dia 29 de Abril - 2º Ano B (Sexta-feira)
Dia 02 de Maio - 2º Ano A (Segunda-feira)

Turno - Tarde

Dia 26 de Abril - 2º D (Terça-feira)
Dia 27 de Abril - 1º D ( Quarta-feira)
Dia 28 de Abril - 3º B (Quinta-feira)
Dia 29 de Abril - 3º A (Sexta-feira)

Turno - Noite
Dia 03 de Maio - 1º F (Terça-feira)
Dia 04 de Maio - 3º C (Quarta-feira)
Dia 05 de Maio - 1º E (Quinta-feira)
Dia 06 de Maio - 2º E (Sexta-feira)
Dia 09 de Maio - 2º F (Segunda-feira)
Dia 10 de Maio - EJA (Terça-feira)

Lembramos a todos os alunos que é imprescindível o comparecimento dos seus pais ou responsáveis para que tenham informações necessárias sobre a situação de cada aluno neste período letivo. E desde já avisando a todos os alunos que haverá aula normal durante as reuniões. Agradecemos a compreensão de todos.





Projeto "DROGAS" - Prevenção e Conscientização. Essa é a solução!

Cigarro! Você acha legal se encher de fumaça?

Cada vez mais nos deparamos com situações desafiadoras no âmbito social e principalmente escolar. Nesse contexto entra infelizmente o uso de diversos tipos de drogas por parte dos jovens brasileiros, muitas vezes por diversos motivos; mas motivo algum dá o direito de jovens com um futuro brilhante pela frente, serem derrotados por esse mal profundo; As “Drogas”.
Você acha legal ficar embriagado pelas ruas?

Por esse motivo a Escola Murilo Braga no período de abril a outubro de 2011, estará desenvolvendo um projeto relacionado as drogas. Projeto esse que tem como objetivo principal a prevenção e a conscientização de nossos alunos, bem como formar disseminadores entre eles, que contribuam diretamente com os jovens de nossa cidade. Participem, essa é uma luta de todos nós. 


Texto: Professor Wendell Rocha e Dênis.
Participem da enquete ao lado, e contribuam para esta pesquisa, pois é super importante saber sua opinião sobre o assunto, não se peocupe, pois não serão identificados.




19 de abril de 2011

Saiba como identificar os sintomas da dengue e veja como combatê-la

DENGUE

O que é
Dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e evolução benigna na maioria dos casos. Costuma ocorrer em áreas tropicais e subtropicais, em que as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão do vírus.

A transmissão se dá pela picada do mosquito fêmea infectado. Os sintomas aparecem depois de quatro a dez dias.

O Aedes aegypti é encontrado nas cidades, até mesmo no interior das casas, principalmente naquelas em que existem baldes ou vasos em pratos com água, nos quais o mosquito pode se desenvolver. A transmissão ocorre sazonalmente, principalmente nas estações de chuvas. A dengue é primariamente uma doença dos trópicos e se mantém através de um ciclo que envolve seres humanos e o mosquito transmissor. O vírus da dengue é um arbovírus (transmitido por inseto). São conhecidos quatro sorotipos: Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4.
Nos últimos anos aumentou muito o número de casos de dengue no Brasil. A doença surgiu também em grandes áreas urbanas, como resultado de condições favoráveis ao desenvolvimento do mosquito e do combate menos intenso à sua proliferação. A preocupação das autoridades de saúde concentra-se também no fato de que o Aedes aegypti também transmite a febre amarela.

Diagnóstico
Na forma clássica, a doença tem início súbito, com febre alta, dor muscular e nos membros, dor nos olhos, dor de cabeça, dor abdominal (mais freqüente em crianças), falta de apetite, náusea, vômito, prostração e erupção cutânea. Por isso a dengue pode ser confundida com sarampo ou rubéola. Depois de vários dias de evolução com esses sintomas, a doença regride espontaneamente.
Alguns casos raros podem apresentar manifestações clínicas mais graves, o que indica a possibilidade de dengue hemorrágica, na qual os sintomas se associam a fenômenos hemorrágicos e a doença pode se tornar letal.
O diagnóstico da doença costuma ser feito por meio de exame de sangue, no qual se identificam os anticorpos contra a dengue.

Tratamento
Não há tratamento específico para a dengue. As medidas terapêuticas visam à manutenção do bom estado geral do paciente. Para combater a dor e a febre, não devem ser usados derivados de ácido acetilsalicílico, que podem provocar sangramento. A mesma contra-indicação aplica-se aos demais antiinflamatórios não hormonais, mesmo quando usados por via intramuscular.
Não existe vacina eficaz para a dengue. A única forma de controle da doença é evitar a proliferação do Aedes aegypti. É muito importante a participação da comunidade na erradicação de locais com água parada que sirvam como criadouros do mosquito. O uso de inseticida é necessário nos lugares onde se tenha identificado casos de dengue. Quem viaja para regiões que registrem casos da doença deve evitar o contato com o mosquito.

Retirado de: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u388972.shtml

7 de abril de 2011

Posse da Diretora Eleita Gorete Fontinele


Formação da mesa pelos representantes dos seguimentos escolares.

A solenidade de posse da nova diretora da Escola Murilo Braga, em Martinópole, em 01 de abril de 2011, foi bastante concorrida. As atenções voltadas para o evento, por alunos, pais, professores e servidores da escola, demonstram o carinho e o respeito de todos pela diretora recém-empossada - professora Maria Gorete Fontinele. A presença de representantes da 4ª CREDE, Elvira Fernandes – Diretora, Maria dos Remédios – Supervisora do NRDES e a superintendente Liduína e da Secretária de Educação do Município de Martinópole, Ana Élita, além dos representantes de pais, alunos, professores, servidores e do Conselho Tutelar, diz muito bem o prestígio da professora Maria Gorete Fontinele, que em suas palavras demonstrou segurança e satisfação neste novo cargo, enfatizando o compromisso de todos para um bom período no desempenho de suas funções por uma educação de alto nível, participativa e comprometida com educação de qualidade, honrando as tradições da Escola Murilo Braga.


Formação da Mesa.
  
O representante do Gremio Estudantil César Lopes também deu sua contribuição com sua palavra deixando bem claro que o grêmio estará sempre em parceria com a Escola e na ajuda para a nova diretora; em seguida a Secretária de Educação de Martinópole, Ana Élita  - falou da grande conquista da Escola Murilo Braga, que foi a Elegibilidade da Sra. Gorete, pois até então os ex-diretores eram de outras cidades e com a Gorete iria ser bem mais proveitoso para a Escola, já que ela é uma pessoa compromissada e altamente competente na educação. No andamento das falas a Sra. Elvira Fernandes – Diretora da 4ª CREDE parabenizou a Sra. Diretora eleita e do grande acontecimento e empenho que a Professora Gorete traz para a Murilo Braga, do seu papel como educadora e como Pedagógica, disse também que sempre que a Escola precisasse a 4ª CREDE estaria à sua disposição em todos os sentidos como forma de parcerias para uma educação melhor. Em seguida a Sra. Maria dos Remédios ressaltou a importância da Gorete como pessoa, profissional e de como o papel dela para a Escola viria a somente melhorar, pois já  conhece o trabalho que a ela vinha desenvolvendo na Murilo Braga, em parceria com o Sr. Aderado ex-diretor, agora trabalhando na 4ª CREDE, o qual não pode comparecer à solenidade de posse, pois estava em Fortalece a serviço da mesma. Finalizando, a Sra. Professora Gorete Fontinele, em sua fala, agradeceu a todos que apoiaram sua candidatura, e da importância de todos que fazem parte da família Murilo Braga, a trabalharem cada vez mais para uma educação de qualidade, pois o sucesso de uma instituição de ensino é o compromisso de todos para uma educação de qualidade.
Prof. Manoel orador do evento.

Atentos aos assuntos abordados pela mesa representante.

Aplausos a nova Diretora Gorete Fontinele.

Alunos em massa e compromissados com a cerimônia.

Os alunos atentos e com apoio a nova Diretora.
 
Em seguida a Sra. Diretora foi homenageada pelo esposo, que ofereceu um lindo enfeite de flores e prosseguindo professores em nome da coordenadora Márcia Frota, ofereceram uma lembrança de carinho de todos os docentes que estão e estarão ao seu redor, por fim seus filhos vieram lhe prestigiar, pois estavam estudando e chegaram no final da solenidade, fechando com chave de ouro este grande momento para a família Murilo Braga, que realizou um coquetel íntimo para os convidados e participantes que estiveram a prestigiar.
Canto do Hino Nacional e do Estado do Ceará e da Escola Murilo Braga.

O compromisso de todos com a educação brasileira.

A Importância de uma Gestão Escolar.

Sra. Elvira Diretora da 4ª CREDE.

Sra. Maria do Remédio - Representante do NRDES.

Presidente do Grêmio, homenagem e compromisso com a nova Direção.

Secretária de Educação de Martinópole, dando os parabéns a nova Diretora.

Prof. Manoel Lima, Representantes dos Professores.

Compromisso e Educação de qualidade! metas da nova Diretora.

Sra. Gorete dando as boas vindas e seus agradecimentos.

Sra. Gorete nas suas palavras de agradecimento e compromisso.


Bem na assinatura!

Nossa Diretora Sra. Gorete Fontinele.

Aplausos para Sra. Diretora Gorete Fontinele

Sra. Gorete assinando o termo de posse.

Assinatura da Diretora eleita Sra. Gorete Fontinele.

Assinatura de posse pela Representante da 4ª CREDE.

Coordenadora Márcia parabenizando a Gorete.

Sra. Diretora sendo homenageada pelos professores.

Casal Gorete e Mardônio

Tia Gorete com seus Filhos e Esposo.

Representantes da 4ª CREDE com os professores.

Professora Gorete(Diretora) e Sra. Elvira(Diretora 4ª CREDE)


Coquetel na sala dos professores




6 de abril de 2011

Reforço de Química – Utilizando as Mídias


O professor Mário Henrique está desenvolvendo um projeto que ajuda seus alunos a terem mais conteúdos e exercícios sobre os assuntos que estão sendo trabalhados em sala de aula, ele está utilizando seu blog: http://profmariohheitor.blogspot.com/ para facilitar aos alunos a pesquisarem e utilizarem para reforço, resolvimento de alguns exercícios e fonte de pesquisa para alguns trabalhos, bem como resultados de suas avaliações e outras informações, com links que baixam assuntos ou qualquer fonte de pesquisa ou ajuda para todos. O professor até colocou a disposição de seus alunos ou outros professores links de slides realizados por ele mesmo do Projeto Primeiro Aprender, na disciplina de química que também pode ser utilizado por outros professores como fonte de ajuda, ele elaborou para cada aula dos módulos I, II e III do Projeto, quem quiser utilizá-los fiquem a vontade é só baixar e confirmar, já está a disposição as aulas do módulo I: aulas 01 à 08. Link: http://profmariohheitor.blogspot.com/

Reforço Escolar - Ciências Naturais


Professor Mário na Biblioteca - Revisão de Química 3º Ano

A Escola Murilo Braga está oferecendo a seus alunos do Ensino Médio, reforço no contra-turno nas disciplinas da Área de Ciências - “Matemática, Química, Física e Biologia, que são ministradas todas as quartas – feiras pelos professores coordenadores de ambientes: “Professor Robério, Professor Luiz Frota, Professor Pedro Paulo e Professor Mário Henrique”. Os horários de funcionamento são:


Pela Manhã:

Professores : 

Mário Henrique - Química

Robério Gerri - Física/Matemática

Horário: 7hs às 11hs

7h às 8h30min – 1º ano

8h30min às 10hs – 2º ano

10h às 11hs – 3º ano



Pela Tarde:

Professores :

Luiz Frota - Matemática / Química

Pedro Paulo – Biologia / Matemática

Horários: 13hs às 17hs

13hs às 15hs – 1º/2ºano – Pedro Paulo

15hs às 17hs – 1º/2º/3ºano – Luiz Frota



Pedimos a todos os alunos que participem das aulas de reforço para que os mesmos melhorem seus rendimentos e participações dos conteúdos em sala de aula. 
Explicação sobre compostos Orgânicos - 3º Ano

Alunos do 2º ano e 3º ano Resolvendo atividades de Química

Ensinado Cálculos Matemáticos

Professor Robério no Laboratório - Ensinando Matemática 2º Ano


Aluna resolvendo exercícios de matemática e química