8 de novembro de 2010

Atenção Alunos! ENEM suspenso por ordem Judicial

Nesta segunda feira a Juíza Federal da 7ª Vara, Dra. Carla de Almeida Maia acatou uma liminar do Ministério Público Federal que argumentou erros no exame e falta de sigilo do mesmo, já que o assunto da redação foi passado por um suposto jornalista, que envio por SMS a uma rádio de Pernambuco. Veja mais no site: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/justica-determina-suspensao-imediata-do-enem-20101108.html.
O INEP diz que a gráfica assume erro na impressão no caderno de cor amarela da prova e que alunos prejudicados pela prova amarela poderão ter nova chance. veja no site: http://www.inep.gov.br/.
O Ministro da Educação, Fernando Haddad, disse em entrevista coletiva que o Ministério tentará convencer a Dra. Carla, Juíza federal da 7ª Vara de Fortaleza, e que o Ministro não trabalha com a hipótese de anular o exame, onde ele tentará convencer a Dra. Carla, com alguns argumentos, caso não consiga, irá recorrer em instâncias superiores. veja http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/vamos-tentar-reverter-decisao-da-justica-sobre-enem-diz-haddad.html. Atenção alunos nesses dias aguardem mais notícias e esperem mais um pouquinho esta situação se resolver, não percam seus cartões, pois poderam precisar dela. veja mais notícias: http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/?c=1548&t=Sétima+Vara+Federal+do+Ceará+suspende+o+Enem

Reciclando papel! Projeto Tecnokits

Alunos(as) Monitores na Sala de Mutimeios
Sábado dia 06 de novembro, os alunos(as) do Ensino Médio e Fundamental(anexo) estiveram na sala de multimeios e laboratório de ciências para participarem da formação sobre reciclagem de papel. Os mesmos observaram um vídeo expositivos de utilização da aparelhagem do Kit que é responsável pela reciclagem do papel, fornecido pelo Projeto Tecnokits que se encontra no laboratório Itinerante do Meio Ambiente - LIMA. Os alunos também receberam informações sobre as funções dos Alunos Monitores na qual foram escolhidos para esta função e da responsabilidade de cada um em prol da responsabilidade na educação ambiental na escola. Todos ficaram entusiasmados com a reciclagem, já que nenhum tinha visto de como era feito este método.
Os alunos monitores resceberam neste momento inicial da exploração técnica mais detalhada e profunda do funcionamento do Kit Tecnológico Tecnokits, sendo esclarecidos, mesmo que na forma sintética, a essência e abrangência  das razões que motivaram o desenvolvimento do projeto.

Alunos assistendo vídeo demonstrativos do Projeto
Nesta primeira experiência com a maquína os alunos já estão pensando em moldurar suas folhas, fazendo envelopes, cartões e demais utensílios, já que viram os moldes que o projeto desenvolve, além de verem as diversas folhas que podem ser recicladas como: Papel de impressão, papel de caderno, papelão pardo grosso, papel kraft, papel colorido, papel filtro de café, papel de revista e jornais. Todos ficaram satisfeitos com seus trabalhos e se empenharam o máximo.
O Segundo passo será a reciclagem de óleo utilizados nas frituras, para serem utilizados no processo de transformação de sabão, cuja a escola futuramente estará confeccionando seu próprio sabão em barra e outras ideias que os próprios alunos estão bolando fazer.
Alunos no Laboratório de Ciencias
Assistindo alguns métodos utilizados na reciclagem de papel
Todos os alunos ficaram determinados por turnos, os seus horários de trabalho e pesquisa, pois teram a responsabilidade de produzir e confeccionar seus trabalhos, bem como auxiliar o professor-coordenador do LIMA, para que possam demonstrar as demais turmas e selecionar mais equipes para promover em parcerias essas atividades.







Preparação da Polpa

Demonstração da utilização do equipamento Tecnokits


Os alunos foram divididos em grupos para agilizar mais os trabalhos, cada equipe se dividiu em pares e formaram suas novas folhas, em seguida cada um utilizou em companhia do Coordenador a utilização dos equipamentos e da importância de preservação dos mesmos, pois são equipamentos frágeis e pequenas quantidades. Todos foram orientados da importância de preservar o equipamento e de manuseio correto nas suas atividades.



As amostras de papeis que os alunos reciclaram estão sendo divulgados por eles mesmo, já que se tornou novidade para todos, a impolgação dos mesmos contagiou mais alunos que querem participar, e por isso nesta segunda feira, estamos reunidos para formar um calendário, onde esses alunos serão capacitados pelos alunos monitores.
Amostragem do papel reciclado pelos alunos(coloração azul)





Papéis sendo secados no varal

As alunos observando na tela a separação do papel e reutilização da água

Aluno Marlon se destacando na sua produção de papel

Alunas discutindo a importância de reciclar

Alunos utilizando a Calandragem na produção do papel


5 de novembro de 2010

Quadrangular Final do Interclasse - 2010

Neste sábado haverá a segunda rodada do quadrangular final, que acontecerá as 7hs da manhã na quadra da COHAB, pois alguns alunos estarão fazendo o ENEM, por isso será neste horário. Veja os placares e as respectivas equipes:
Os times classificados foram: Glasgow Rangers - 3º B - Turno Tarde; Os cabeludos - 3º D - Turno Noite; Professores - Mestres e Valência - 2º C - Turno Tarde.

A primeira Rodada aconteceu no dia de finados, veja os resultados:
Glasgow Rangers - 3º B 05   x   03 Os cabeludos - 3º D
Professores - Mestres  06    x    04 Valência - 2º C

A segunda Rodada acontecerá amanhã:
Professores - Mestres      x     Os cabeludos - 3º D
Valência - 2º C      x        Glasgow Rangers - 3º B

Conheçam nossos atletas:
3º B Em Pé: Iltamar, John Anderson, Alexandre, Silas
Abaixados: Junior, Ernendes, Alesson Bruno.

3º D em Pé: Aroldo, Gleycio Fontele, Geraldo Magno
Abaixados: Tarcisio, Gleicio Mário e Pedro Fabrício

Alunos do 2º C; Em pé: Pedro Anderson, José Neto, Joel
Abaixados: Valerio, Ednaldo e João Francisco.

Professores: Em Pé Helder Rennys, Pedro  Paulo, Neto e Sherly
Abaixados: Vando, Mário, Anderson e Fábio (filho do Sherly - Ruan)
Esperamos que no dia 14 de novembro acontece o grande finale.... entrega das premiações aos grandes campeões.




Reuniões do Projeto Diretor de Turma 3º Período

Hoje a tarde deu-se por encerradas as reuniões com os professores, alunos e pais dos 1º anos da Escola Murilo Braga, onde teve por objetivo avaliar as situações dos nossos alunos, e ouvir as necessidades e propostas dos alunos dessas séries, bem como avaliar o rendimentos das turmas em relação ao 3º período. Hoje recebemos a visita do Coordenador Regional João Jacinto, que prestigiou a última reunião que ocorreu nesta tarde, e avaliou o projeto, o mesmo saiu da escola com uma boa impressão do grupo, dando-lhes parabéns pela direção do projeto diretor de turma.
Coordenadora Escolar Gorete Fontenele, Professor Vando Paiva e Professor Fábio

Professores Fábio, Denis, Luiz Frota e Jefferson

Professoras da Esquerda para a Direita Rita Célia, Edileusa, Márcia e Luzia

Da Direita para a Esquerda: Professores - Fábio, Vando, Mário, João Jacinto, Gorete Fontenele e Rita Célia

Os mesmos participantes da fota a cima

Os Livros mais solicitados no mês de Setembro

No mês de setembro continua a grande procura por livros literários pelos nossos alunos, segue abaixo a relação dos alunos e de seus principais livros, a coordenadora da Biblioteca Creuzilany Cabral faz por mês todo o levantamento.
Livros Solicitados pelos alunos:
Território de  Sonhos;
De bem com você;
O amor é uma dor feliz;
Jeito de ser;
Cobras em Compota;
Auto da Compadecida;
Odisseia,

 
Contos de adivinhação;
Contos tradicionais do Brasil.
Relação dos Alunos por série e quantidade de livros lidos no mês de Setembro de 2010.
Ana Carolina S. Salvino 1º A
Angélica Alves EJA B
Ana Karine J. da Costa 1º A
Ana Sândia 3º B
Cleudiane Avelino 3º B
Dayane Fontenele 9º A
Fábio de Lima Oliveira 3º E
Francisca Brenda M. Anjos 1º A
Francisco Gilvan G. dos Santos 1º A
Graziela Rocha Santos 1º E
Greicivando Sampaio 2º B
Jousiane Cardoso Ramos 3º A
Luzia Lima 9º C
Maria da Conceição A. Costa 1º D
Maria Rayanna F. Araújo 1º B
Maia Sayonara 1º A
Márcia M. de Sousa 1º C  Marielle Pereira Soares 1º B Patrícia Gomes dos Santos 9º B Tamires Mendes Pessoa 1º A Valdênia Sabino de Paiva 1º D


2 de novembro de 2010

Atenção Professores dos 1º Anos - Reuniões de Diretores de turma

Nesta semana dias  04 e 05, acontecerá mais uma etapa do Projeto Diretor de Turma, com o objetivo de avaliar as condições dos alunos em relação a função do mesmo. Todos devem receber durante o decorrer dos dias suas cartas convocatórias, se preparem para suas aulas e tenham bons rendimentos nas reuniões. Juntamente com os professores, estarão: representante dos pais, alunos que farão a avaliação da turma.
vejam algumas fotos das reuniões passadas:

Atenção Alunos Enem neste fim de semana!

Atenção alunos o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem  neste fim de semana 06 e 07 de Novembro, acontecerá no horário oficial de Brasília (horário de verão), cuidado com as horas. Nos dias de realização do exame os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, de acordo com o horário de Brasília-DF, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado. O inscrito deverá comparecer ao local de realização da prova com antecedência de uma hora do horário fixado para seu início. Atenção! Conheça com antecedência o seu local de prova. Fique atento ao horário.
O que vocês poderão levar no dia do Exame!
O inscrito deve se dirigir ao local de prova indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição portando:

- documento de identificação original;
- Cartão de Confirmação da Inscrição enviado via postal pela Empresa Brasileira de Correios e disponibilizado na página de acompanhamento do inscrito;
- caneta esferográfica de tinta preta.
Atenção! A não apresentação de documento de identificação original impossibilita o inscrito de adentrar o ambiente de provas e resulta na sua eliminação do Enem 2010.
Atenção! Os inscritos cujo documento de identificação original apresentado não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura, em razão do estado de conservação ou da distância temporal da expedição do documento, não poderão adentrar o ambiente de provas e serão eliminados do Enem 2010.
O que fazer em caso de perda do documento de identificação original no dia da prova?

Considera-se como documento de identidade a cédula de identidade expedida por Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, a identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros, a identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei valham como documento de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social, o Passaporte e a Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei nº 9.503, de 1997.
Não serão aceitos como documentos de identificação protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza pública ou privada que não possua fé pública, validade em todo o território nacional e fotografia. Maiores informações acesse o site: http://www.enem.inep.gov.br/faq.php#10



Atenção alunos do Fundamental e Médio : Prova Brasil - 2010

Estudantes do anexo Fundamental  9º  ano participarão da Prova Brasil que acontecerá entre os dias 9 e 27 de novembro. O Inep define as escolas a partir dos dados coletados pelo Censo da Educação Básica de 2009, não sendo necessário realizar nenhum tipo de adesão. De forma amostral serão avaliados, também, estudantes da rede privada de ensino e alunos do 3º ano do ensino médio das redes pública e privada – esse estrato é chamado Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Para cada série avaliada na Prova Brasil, existem 21 modelos diferentes de prova e cada aluno responde a uma prova de língua portuguesa e a uma prova de matemática. Os estudantes de 4ª série (5º ano) responderão a 22 questões de cada matéria. Os estudantes de 8º série (9º ano) do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio responderão a 26 questões de cada disciplina.
Todas as provas são constituídas por questões de múltipla escolha. Para os estudantes da 4ª série (5º ano) e da 8ª série (9º ano) do ensino fundamental, são apresentadas quatro alternativas de resposta. Para a 3ª série do ensino médio, há cinco opções. Como alguns itens da Prova Brasil podem ser utilizados em edições posteriores para fins de análises e comparação do desempenho dos alunos no decorrer dos anos, as provas do exame não são divulgadas. Maiores informações acesse o site: http://www.inep.gov.br/imprensa/noticias/saeb/news09_01.htm.















Vestibular da Universidade Estadual Vale do Acarau - UVA terá inscrições somente via Internet

Deste o dia 25 de Outubro os candidatos poderão acessar o endereço eletrônico https://vestibular.uvanet.br/ e fazer suas inscrições para o Vestibular 2011.1 da Universidade Estadual Vale do Acaraú. O vestibular destina-se ao preenchimento de 1.115 vagas nos 19 cursos de graduação da UVA, para ingresso no primeiro semestre do ano de 2011. O período de inscrições termina no dia 12 de novembro de 2010 e a Comissão Executiva do Processo Seletivo da UVA (CEPS) chama a atenção dos candidatos de que "a inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, que deverá ser realizado até o dia 12 de novembro de 2010". A taxa de inscrição no Vestibular é de R$ 100,00 (cem reais) e o boleto pode ser impresso após o preenchimento da ficha de requerimento de inscrição on-line.

Vestibular 2010

Atenção alunos que irão fazer o vestibular na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Todos os documentos exigidos , bem como todas as informações sobre o Vestibular 2011.1 estão indicados no Edital nº 23/2010 da CEPS, disponivel na página da UVA na Internet: http://www.uvanet.br/