21 de maio de 2007

MISS MARTINÓPOLE

Temos a honra de ter em nossa Escola a Miss Martinópole 2007.
A felizarda e detentora de grande beleza, no caso, é a aluna Rosane Dourado. ela venceu concurso realizado no dia 26 de março de 2007, promovido para comemorar o Cinquentenário da nossa querida terra. Dentre as candidatas, a grande maioria fazia parte do nosso corpo discente. Todas se destacaram, com certeza e, além de terem promovido a sua própria beleza, ajudaram a preservar o nome de nossa escola cada vez mais no topo.



GRÊMIO ESTUDANTIL!

A eleição ocorreu no dia 08/05 e teve como chapa vencedora a equipe que tinha como lema: "Lutando Pelos Direitos dos Alunos."

VEJA A COMPOSIÇÃO DO NOVO GRÊMIO ESCOLAR:

Acompanhe nas fotos a cerimônia de posse do GEPES - Grêmio Estudantil Pe. Emílio Serafim.



Equipe "Lutando Pelos Direitos dos Alunos"


Diretor Raul Anunciando a vitória


A Então Presidente Maria do Livramento
entregando Poder para os novos responsáveis por
lutar pelos direitos dos alunos na escola e na sociedade.

PROJETO PAISAGISMO 2007

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO NOSSO PROJETO DE PAISAGISMO, REALIZADO NO INÍCIO DESSE ANO COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORES, NÚCLEO GESTOR E FUNCIONÁRIOS.





É SÓ O COMEÇO DA ARBORIZAÇÃO DA NOSSA ESCOLA.
ESTAMOS TAMBÉM LUTANDO PELA PRESERVAÇÃO DO VERDE!
VENHA LUTAR CONOSCO!

MAIS SOBRE O DIA DAS MÃES!

Na mesma data em que comemoramos o Dias das Mães, realizamos também o III Fórum da Família, e foi satisfatória e entusiasmente a presença dos pais na nossa escola.Estamos tentando acabar com o paradigma de que pais só devem comparecer na escola de seus filhos quando for pra receber notas ou então pra ouvir reclamações. E, graças a Deus, estamos conseguindo ter êxito em mais essa empreitada.Pais e comunidade em geral, ajudem-nos a educar cada vez mais para uma vida melhor!

Aprecie mais algumas fotos do evento, realizado no dia 05 deste mês.




NÚCLEO GESTOR!


CONHEÇA NOSSOS GESTORES:


ESSE É O NÚCLEO GESTOR DO MURILÃO:


RAUL SILVANA LOUÇA

5 de maio de 2007

A UNIÃO FAZ A FORÇA!


Parte da nossa equipe vencedora:


Da esquerda para a direita, em pé: Ivan, Wesley, Jefferson, Manoel Lima, Vando, Wendell e Vilemar.


Na mesma ordem, sentadas: Luzia, Louça e Silvana


DIA DAS MÃES NO MURILÃO!








FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!














A Festa das Mães na nossa escola foi antecipada! Nossas queridas mãezinhas foram homenageadas com uma festa surpresa nesse dia 05 de maio, sábado.



Núcleo Gestor, Professores e Funcionários prepararam uma Aula da Família que contou com a presença não só das mães, mas da família em geral.




O Professor Raul deu início à festa com mostrando slides referente à data e ainda fazendo junto com as mães a Oração da Família



Os alunos do 9º ano do Ensino fundamental homenagearam suas mães com cartazes, fotos e gravuras (ver imagem), produzidos pela disciplina de arte. Os alunos foram orientados pelo Professor Mário Henrique Vasconcelos de Lima.







Na disciplina de Língua Portuguesa, da Professora Luzia Frota, a aluna Glaucivane, do 3º A e o aluno Daniel Oliveira, do 9º ano A, homenagearam às mães declamando o gênero textual "Poesia".

Poesia Da Glaucivane (Autora: Maria do Livramentorodrigues, 3º A)

A Perfeição de uma Mãe

Estamos sempre ouvindo dizer que não existe ninguém perfeito, todo mundo tem um defeito... As mães não estão na escala do imperfeito, pois sempre propõem-se a ajudar na hora em que não tem mais ninguém ao seu lado. Ela não, Permanece.

Perfeito é ter em quem confiar, e saber que nunca nos decepcionará.

Perfeito é saber que alguém nos ama tanto e nunca nos abandonará.

Perfeito é ser conhecido por alguém que mesmo nos conhecendo nos aceita.

Perfeito é acordar e ouvir a voz de alguém soando no seu ouvido com palavras doces.

Perfeito é ter alguém para nos acalentar na hora que estamos a chorar.

Perfeito é ser fruto do amor de alguém que lutou para nos dá a luz.

Perfeito é ter laços familiares por meio de alguém que quer nos familiarizar.

Perfeito é ter amigos devido aos ensinamentos de alguém que quer o nosso bem.

Perfeito é ter alguém para nos carregar durante nove meses sempre consigo.

Perfeito é ter alguém que nos ensina a voar, mesmo não querendo aceitar nos ver partir.

Perfeito é ter alguém para nos calar para dizer a frase: "EU TE AMO".

Perfeito é ter alguém para podermos a pimeira palavra falar: MÃE!


Poesia do Daniel (Autoria Própria)

Mãe...

Símbolo de força,

não aquela força que destrói,

mas sim aquela que proteje do mundo.

Coração de mãe é gigante,

sempre cabe mais um.

Pessoa de alegria constante

e firme em tudo o que faz.

Beleza sem igual.

Mães, seres divinos que Deus enviou

para guiarmos nessa estrada da vida.

Tudo devo a minha mãe.

Minha vida, meu limento, até o ar que eu respiro.

E queria dizer que todo dia é Dia das Mães.

Parabéns!!

3 de maio de 2007

PADRE EMILIO SERAFIM



BIOGRAFIA

Padre Emílio Serafim nasceu no dia 30 de abril de 1912 na Cidade de Araut na Suíça, filho de José Serafim e Joana Campaner. Quando ainda criança foi desarmar uma bomba, causando a explosão da mesma, tendo como conseqüência a perda de alguns dedos de sua mão esquerda. Aos Catorze anos de idade, foi para a Itália com seu pai onde ingressou no seminário e ordenou-se padre. Anos depois fugindo da 2ª guerra mundial, veio dos confins do continente europeu, chegando ao Brasil como exilado no ano de 1940, ainda moço, pois tinha apensa 28 anos de idade. Depois de percorrer as regiões Norte e Nordeste, chegou em Fortaleza, onde passou tempo. Depois foi para Baturité onde foi professor no convento de Freiras e Patronato daquela cidade. Anos mais tarde, retornou á Fortaleza, e por último á Sobral onde adquiriu licença de Dom José Tupinabá da Frota para curar como vigário na Paróquia de Martinópole. EM 10 de abril de 1949 assumiu o cargo, onde passou um período de mais de 07 ( sete anos ). Sendo afastado das funções no dia 06 de janeiro de 1957, por ordem de Dom José Tupinabá da Frota, bispo da Diocese de Sobral. Durante o tempo que passou como vigário da paróquia, muitos benefícios realizou, não só na igreja, como também pela comunidade, atendendo principalmente a classe pobre, era homem humanitário e trabalhador, várias obras construiu nesta terra, tanto na área eclesiástica como nos setores culturais, políticos e sociais.
No ano de 1959, naturalizou-se brasileiro, e no dia 20 de março de 1985, recebeu da câmara Municipal de Martinópole, em sessão solene realizada no Angica Clube, o título de CIDADÃO martinopolense, entregue pelo presidente da mesma o vereador José Caetano Barros, e que a mensagem da citada homenagem, foi o vereador Carlos Augusto Barros Almada. No dia 17 de julho de 1988, já enfermo celebrou a sua última missa na Igreja matriz, com a licença autorizada pelo bispo Dom Walfrido, e que teve a ajuda nos trabalhos da celebração do vigário padre Luiz César. Faleceu nesta cidade, no dia 20 de outubro de 1988 e se encontra sepultado no Cemitério São Francisco. Construiu a escola Murilo Braga em 1955, construiu o Prédio São Vicente de Paulo onde funcionou a escola de artes e Ofícios. Construiu a maternidade onde funciona o centro de saúde e o Hospital Imaculada Conceição. Fez ampliação da Igreja matriz, lutou pela emancipação do Município de Martinópole.

EM 2007


HISTÓRIA DA ESCOLA



A Escola de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, está situada a Rua 7 de Setembro, 902 - Centro, no município de Martinópole, Estado do Ceará, CEP 62.450-000. A criação desta escola foi a realização de um sonho do então Pe. Emílio Serafim, que através do INEP conseguiu a verba e construiu a referida escola com 05 salas de aula, sendo inaugurada em 30 de abril de 1955, com a denominação de Escolas Reunidas Murilo Braga.
Na década de 60 esta escola passou a ser mantida pelo Governo do Estado do Ceará, através do Decreto n.º 11.493 de 17/10/1975. Hoje a Escola é instituição credenciada pelo parecer n.º 1139/2002, do Conselho de Educação do Ceará, aprovado em 12.12.2002, para ministrar os cursos de ensino fundamental e médio. Os referidos cursos estão reconhecidos, com vigência até 31/12/2006.
Mais recentemente, através do Regime de Colaboração onde viabiliza-se e compartilha-se ações entre duas instâncias, assegurando cooperação tendo como base os aspectos legais, sociais e operacionais. A modalidade desta escola é Co-gestão 2: quando numa mesma unidade escolar o Estado ofertar dois turnos e o Município somente um.
A Escola tem como MISSÃO desenvolver valores e competências necessárias para integração e ação do aluno, educando-o para a vida, assegurando um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência, tornando-os cidadãos críticos, participativos e conscientes de sua função transformadora na sociedade.

GENTE QUE EDUCA!


CONHEÇA O NÚCLEO GESTOR E OS DOCENTES E OS FUNCIONÁRIOS DE NOSSA ESCOLA, SÃO ELES QUE TRABALHAM PARA QUE A EDUCAÇÃO DE MARTINÓPOLE SE DESENVOLVA CADA VEZ MAIS.


PARABÉNS PELO ESFORÇO E DEDICAÇÃO À NOSSA INSTITUIÇÃO!


NÚCLEO GESTOR

Raul Vaz da Silva Neto – Diretor
Silvana Modesto Oliveira – Coor. Ped.
Evildo Miranda Marques – Coor. Adm.
FCª Maria Arruda Lendengue – Secret.


DOCENTES

Antonio Ivan Peixoto Filho
Antonio Martins Silva
Francisco Nunes Barros
Helder Renys de Araújo
Mark Rawlison Ferreira Frota
Ivete Maria Ramos
José Jefferson C. Barros
José Vando Gomes de Paiva
Luzia Gomes Frota
Mª Creuzilany Cabral
Mª Edileuza B. Oliveira
Mª Jacelha C. Frota
Manoel Antonio de Lima
Maria Lucila Costa
Maria Pereira Silva
Mário Henrique Vasconcelos de Lima
Rita Célia Sampaio Pereira
Robério Gerri de Lima
Vilemar Guilherme Oliveira
Wellington Pessoa Vasconcelos
Wendell Rocha Costa
Wesley Misael Lima e Silva


FUNCIONÁRIOS

Em breve!

MURILO BRAGA DE CARVALHO

Conheça um Pouco da História de Murilo Braga de Carvalho:


Murilo Braga de Carvalho, nasceu em Luzilândia-PI no dia 08 de dezembro de 1912, foi o mais notável de todos os luzilandenses, no entanto, não há sequer na sua terra natal, nenhum monumento ou logradouro público, seja uma rua, uma avenida, uma praça ou um prédio público que leve o seu nome.
Nem mesmo o Campus da UESPI local recebeu o nome do mais ilustre dos filhos da terra. No entanto, viajando pelo Brasil afora, podemos encontrar em várias cidades brasileiras, como em Goiânia, em Recife, Rio de Janeiro, Ceará e muitas outras... Em Martinópole-Ce, ESCOLA REUNIDA MURILO BRAGA, HOJE ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MURILO BRAGA.
A omissão das autoridades tem feito de Luzilândia, uma cidade sem cultura e sem memória. Murilo Braga, igualmente a Petrônio Portela, que chegou a ser Ministro da Justiça e só não foi Presidente da República porque veio a falecer, também exerceu importantes cargos na sua vida pública. Comenta-se que o luzilandense poderia ser o sucessor do Presidente Vargas, pois estava cogitado para ser Ministro da Educação daquele Governo, por se destacar nacionalmente politicamente.
Murilo Braga, do MEC, deu contribuição para a educação brasileira, em especial ao experimento do Ensino Rural: